segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Paraibana disputará desafio de Vale Tudo

A aluna do 3º período de Administração da Faculdade Maurício de Nassau, Nayanna Targino de Lima, 22, impressiona pelo comportamento calmo e voz suave, mas ninguém imagina que sua grande paixão é a Vale Tudo (Mix Martial Arts).
Ela é a única atleta paraibana de MMA treinando para competições pela Federação de MMA da Paraíba. Participante do grupo Key Academia pela Grace Barra, família de lutadores do Rio de Janeiro, sua estreia deverá ser em janeiro no desafio com a atleta Fantinha (CE).

A luta ainda está em negociação, mas marcará o início da carreira de Nayanna, chamada de Nanynha, com peso de 67 quilos, considerado ideal para luta livre. “Comecei com 18 anos no boxe há quase um ano e meio, quando tentava entrar no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. Depois passei para equipe do lutador de MMA, Jean Silva”, afirma.


Por mudança na equipe de Jean Silva, Nanynha decidiu continuar a carreira de lutadora com o lutador de jiu jitsu, Key. Como única mulher de uma equipe de mais de 30 homens, ela disse que aos poucos foi quebrando o preconceito.
“Faço levantamento de homens que pesam mais de 70 quilos. No início, eles me olhavam diferente, mas agora não alisam não. Os treinos são iguais para todos. Lutadora que é lutadora enfrenta todos os desafios”, disse.


Para se preparar para a luta, ela faz musculação, karatê e corre mais de 20 km. O treino do MMA dura 4 horas, que inclui luta, quedas, entradas, ralação no chão e jiu jitsu. “ Gosto muito de esporte, mas não pensava em fazer uma carreira. No entanto, descobri que tenho um braço pesadíssimo, dizem que é até ‘monstruoso’. Ai, gostei e estou treinando para vencer a competição”. Propostas para sair do Brasil ela já recebeu e espera melhorar o desempenho para lutas internacionais. “ Por enquanto, a articulação é feita por Key nos EUA, Inglaterra e França. Estamos construindo o trabalho para chegarmos até lá”, disse.


Segundo o treinador Key, Nanynha tem garra e quer investir na área de MMA feminino. “ Ela é muito boa de boxe e tem um chão forte. O MMA é uma mercado em crescimento, mas tem poucas atletas. Aqui em João Pessoa, ela é pioneira”, afirmou. No calendário anual da Federação Paraibana de MMA, estão previstas duas lutas ainda este ano, em João Pessoa. “ A ideia é formar uma seleção paraibana de luta olímpica feminina formada atletas de judô e jiu jitsu e tentar disputar as competições. A Nanynha já é uma delas”, afirma Key.


Fonte: http://www.mauriciodenassau.edu.br/informativo/esporte/jpa/103

Nenhum comentário:

Postar um comentário