quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Campeonato Norte Nordeste de Jiu-Jitsu começa sábado em João Pessoa




Está tudo pronto para a realização do 'Brasil Norte Nordeste- Campeonato de Jiu-Jitsu', cuja abertura acontece às 9h do próximo sábado (26), no ginásio de esporte 'O Ronaldão', no bairro do Cristo Redentor. O evento esportivo, que tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), vai reunir 600 atletas de vários estados. A solenidade de abertura vai contar com a presença do secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Alexandre Urquiza. Logo após a cerimônia, a organização dá início às primeiras lutas que prosseguirão durante todo o dia.

De acordo com o organizador geral da competição, Ricardo Lubambo, uma novidade é a participação de três atletas de seis anos que vão inaugurar a categoria mirim. “Esta é a primeira vez em nível de Brasil que acontece isso. Os atletas são todos paraibanos e faixas cinzas. É um marco na competição”, frisou Ricardo. Os atletas mirins Ramon Lubambo, David Lima e Tiago Rafael vão lutar entre si e a escolha do vencedor será definida numa melhor de três. A competição é aberta a todas as categorias, ou seja, da mirim a sênior, que compreende de seis até 65 anos. Podem disputar as medalhas pessoas do sexo feminino e masculino. 


Outro diferencial do campeonato é que todos os árbitros são do estado de São Paulo. A medida foi tomada para dar maior isonomia ao evento. Do total de inscritos, 40 são faixas pretas. “Esse evento realizado aqui em João Pessoa tem mais participantes do que o Campeonato Brasileiro que aconteceu no Rio de Janeiro no mês de maio. Os campeões em cada categoria já têm garantida a vaga para o campeonato mundial de Jiu-Jitsu que acontece em fevereiro de 2010 e também para o campeonato brasileiro”, ressaltou Ricardo.


O 'Brasil Norte Nordeste- Campeonato de Jiu-Jitsu' terá 120 lutas em nove categorias, que vai desde a pluma até a pesadíssimo. As premiações acontecerão de acordo com o término da cada luta referente às categorias. No domingo (27), segundo e último dia de competição, a organização vai transmitir as lutas ao vivo via internet pelo site oficial do evento (www.cidadeviva.org/jiujitsu/brasilnortenordeste).
A partir das 17h, vai acontece a 'Luta do Absoluto', onde os atletas vão se enfrentar por faixa e não por peso. Essa parte do evento também será transmitida ao vivo. O vencedor de cada luta é definido baseado na pontuação conseguida durante a sua performance ou quem imobilizar o outro mais rápido. Além dos títulos, os participantes ganham prêmios. A organização informou que a cada vitória os atletas somam pontos para as academias que representam e, ao final da competição, as cinco mais bem colocadas irão receber prêmios.


O público não vai pagar nenhum valor para prestigiar o evento. O ginásio onde ocorre a competição tem capacidade para 2.500 pessoas sentadas. Toda a organização do campeonato é realizada pela Fundação Cidade Viva, que desenvolve um trabalho social com dependentes químicos através do eixo da educação, esporte, meio ambiente, cidadania, entre outros que pretendem valorizar o lado humano.


Após o evento, nos dias 28 e 29 (segunda e terça-feira), a organização vai realizar um seminário sobre Jiu-Jitsu aberto aos participantes e ao público em geral. O palestrante convidado é o faixa preta e campeão mundial e sulamericano Leon Amâncio, do estado de São Paulo. O evento acontece na própria sede da Fundação Cidade Viva, localizada na Rua Luzia Simões Bartolini, n° 100, Aeroclube, João Pessoa. Quem participou do campeonato paga uma taxa de R$ 10,00. Já para os demais, o valor será de R$ 30,00. As inscrições serão feitas no dia do seminário. Outras informações através do telefone: 3041-7471.

Nenhum comentário:

Postar um comentário